MPSC atinge a marca de 100.000 seguidores no Instagram e celebra aproximação com a sociedade
Além da rede social, a instituição também está presente no Facebook, Youtube, X (antigo Twitter), TikTok, Linkedin e Spotify.
Servir como uma ponte entre o Ministério Público de Santa Catarina e a população, e, através da produção de conteúdos estratégicos, aproximar a sociedade da Instituição. Essa é a principal função da Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO) do MPSC. Recentemente, atingimos a marca de 100.000 seguidores em nosso perfil do Instagram (na verdade, para sermos exatos, já são 103.000!). Com esse número, nos consolidamos como o terceiro maior Ministério Público estadual em número de seguidores, ficando atrás apenas do Ceará (MPCE) e de Minas Gerais (MPMG).
Iniciamos o ano com 90,5 mil seguidores na rede social. De lá para cá, produzimos 573 posts, 423 reels e postamos 2.079 stories. Os três posts com mais curtidas foram sobre a posse dos novos Promotores de Justiça, sobre a Operação Shadow Ride GAECO x PCSC e também a nota com o posicionamento da Instituição sobre a questão das pessoas em situação de rua. Além da presença marcante no Instagram, a COMSO também é responsável pela comunicação institucional em diversos outros canais.
No total a COMSO é composta por 11 Assessores em Comunicação, cinco jornalistas em distribuídos diversas regiões do estado, além de outros servidores, estagiários e residentes. A estrutura é dividida em duas gerências: Jornalismo e Multimídia. A Coordenadora do setor, jornalista Silvia Pinter, reforça que a diversidade de habilidades e de conhecimentos da equipe que atua na comunicação do MPSC faz toda a diferença. ¿Fazer comunicação de interesse público de qualidade é um desafio diário. Por isso, o nosso trabalho é estratégico e em equipe. Ninguém faz nada sozinho. A qualidade do nosso trabalho demonstra que os profissionais de comunicação que integram a COMSO entendem a missão da Instituição e têm como foco bem informar a sociedade¿, afirma.
Veja outras redes sociais em que estamos presentes
No Youtube, gravamos, editamos e publicamos 53 vídeos, que atingiram a marca de 9.601 visualizações somadas. O vídeo que mais conquistou visualizações foi ¿Os primeiros 100 dias da gestão da Procuradora-Geral de Justiça¿, com 2.400 acessos. Ainda no campo do audiovisual, fomos responsáveis por seis programetes em vídeo e áudio sobre a atuação do MPSC, que abordaram questões sobre a justiça penal e negocial, o programa Educando Cidadãos e o combate à violência contra a mulher. O conteúdo foi reproduzido em 10 emissoras de televisão e 248 rádios, além da TVUFSC, por meio de uma parceria entre o MPSC e a Associação Catarinense de Rádios e TVs (ACAERT).
Já no Linkedin, acumulamos 8.568 seguidores, além de 3.217 assinantes da nossa newsletter semanal. Nesta rede social, focamos na publicação de conteúdos como notícias, oportunidades de estágio e artigos. Também estamos presentes no TikTok, acumulando 58 publicações de janeiro até hoje, sendo que o vídeo com mais repercussão foi o sobre o Dia das Mães, com 42 curtidas, 8 salvamentos e 3.324 visualizações. Além disso, nosso X (antigo Twitter), conta com 55 mil seguidores e 1.020 posts, de janeiro até agora. No Threads temos 22,2 mil seguidores.
No portal, publicamos 1.106 notícias e reportagens especiais, entre janeiro e agosto. Nossos conteúdos estão relacionados a coberturas de Tribunais do Júri; operações do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e de Promotorias de Justiça; decisões judiciais; eventos promovidos pelo MPSC, como o Agosto Lilás; além de campanhas como ¿Acolher em família faz a diferença¿. Na Rádio MPSC, publicamos 139 materiais em rádio, entre notícias, boletins, entrevistas da semana e sonoras. Já no portal de notícias interno, voltado exclusivamente para membros e servidores da instituição, foram 681 notícias.
Também desenvolvemos quatro edições do Momento MP, o podcast da instituição. O programa, que chegou neste ano em sua quarta temporada, é um espaço de divulgação dos resultados e da atuação do MPSC. A edição deste ano que conta com o maior número de acessos é a primeira, com a participação da Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi. O podcast traz assuntos variados em uma conversa com linguagem simples e objetiva. Para ouvir, basta acessar a Rádio MPSC no Spotify ou a versão em vídeo, no YouTube.